terça-feira, 10 de outubro de 2017

Precisamos de mais Democracia!

Sobrália, 10 de outubro de 2 017

Precisamos de mais Democracia! 

Vivemos um período de anormalidade democrática e cresce em nossa sociedade e também entre nós, trabalhadores em educação, vozes que defendem a intervenção militar ou a ascensão ao poder de lideranças que defendem medidas totalitárias como saídas para a crise política-institucional que vivemos.

Também defendem a lei da mordaça em nossas Escolas, atitudes LGBTfóbicas, estado neoliberal mínimo  e, combatem o que eles chamam de ideologia de gênero.  

Essas atitudes são preocupantes, sobretudo em nossa Categoria, Trabalhadores em Educação, que construímos nossa história  e pautamos nossas lutas na defesa da Democracia, da Liberdade, da Igualdade, da  Emancipação da Classe Trabalhadora e da Igualdade de Oportunidades.

A luta por uma Escola Pública de qualidade, inclusiva, que valorize seus Profissionais e seus discentes está intimamente ligada à luta por uma Sociedade que cuida bem dos seus filhos, valoriza suas riquezas e preserva seu meio ambiente. 

Uma saída totalitária e antidemocrática para a crise que vivemos não solucionará as mazelas dos dias de hoje, como a corrupção e a impunidade. A prática de um regime de exceção é apadrinhar os que  apoiam estas afrontas e combater seus opositores, não importando a prática de cada um. Em um regime totalitário não há Estado Democrático de Direito. 

Durante os vinte e um anos de ditadura militar no Brasil, tivemos sindicatos sobre intervenção; organizações camponesas fechadas; organizações de esquerda perseguidas; arrocho salarial e queda na qualidade de vida (bolo cresceu  e não foi  dividido); lideranças presas, torturadas; exílio  e assassinatos dos opositores ao regime. Décadas de luta e conquistas da classe trabalhadora foram interrompidas.

Precisamos mais Democracia para construir as soluções para a crise política-institucional que vivemos, que no meu entendimento, é pior do que a crise econômica.  

Consequentemente, precisamos de uma população mais politizada que vota e participa da vida política de sua comunidade e de seu país diuturnamente. Precisamos conversar sobre Política, caso contrário o oba-oba da campanha eleitoral  novamente elegerá aqueles que governam e legislam para alguns e não para o bem comum do povo brasileiro. Os que votam sistematicamente contra os nossos direitos serão reeleitos com apoio de lideranças locais em troca de uma obra ou benefício que é direito do povo e não favor desse ou daquele político. 

Caso contrário quem mais continuará sofrendo é a classe trabalhadora. 

Antonio Carlos Mendes
Professor da Rede Estadual de Ensino
Coordenador Regional Sind-UTE/MG subsede de Governador Valadares 

Alguns documentários que podem ajudar no entendimento dos anos da ditadura militar no Brasil. 

1) Ditadura Militar no Brasil - 1964-1985 – Presidentes (13min24seg) 
https://www.youtube.com/watch?v=T2pJREEnjoY&feature=youtu.be

2) Ditadura Militar 1964 - 1985 (anos de chumbo) (8min24seg) 
https://www.youtube.com/watch?v=smIOaiAQxsI&feature=youtu.be

3) As vítimas da ditadura – Depoimentos (8min1seg)
https://www.youtube.com/watch?v=L-u7-mq_U48&feature=youtu.be

4) 50 Anos do Golpe Militar - Análise crítica - Intellectus (7min32seg)
https://www.youtube.com/watch?v=FDqyfgLbFvc&feature=youtu.be

5) Na Lei ou na Marra (45min1 seg) 
https://www.youtube.com/watch?v=o9kOvn5jwS0



Nenhum comentário:

Postar um comentário