quinta-feira, 24 de novembro de 2016

VIII Conferência Estadual de Educação do Sind-UTE/MG homenageia Paulo Freire

FONTE: http://www.sindutemg.org.br/novosite/conteudo.php?MENU=1&LISTA=detalhe&ID=9023

Evento será aberto, em Belo Horizonte, dia 30 de novembro
O Sind-UTE/MG promove a sua VIII Conferência Estadual de Educação, dias 30 de novembro, 1 e 2 de dezembro, na Serraria Souza Pinto, à Avenida Assis Chateaubriand, 890, Centro de Belo Horizonte/MG. Nesta Conferência a homenagem é ao mestre Paulo Freire, cuja a vida é fonte importante de concepção de educação e uma referência mundial no assunto. 
O Sindicato, ao propor a temática "Educação e Resistência  Por uma educação libertadora”, chama para si o debate sobre o momento em que o país vive e a onda de ataques à educação pública e à classe trabalhadora.
É de conhecimento amplo que o Brasil vive hoje um cenário perverso de ataque à escola pública e, talvez, o maior ataque desde que os direitos sociais foram conquistados na Constituição de 1988.
O Governo ilegítimo de Michel Temer ataca o financiamento da educação por meio da Proposta de Emenda à Constituição 241, que foi aprovada na Câmara dos Deputados e agora segue para votação no Senado, com o número de PEC 55. Ataca os direitos da categoria, por meio da proposta de Reforma da Previdência que será encaminhada ao Congresso Nacional a qualquer momento.
Além disso, há uma tentativa de impor a desprofissionalização docente ao determinar por intermédio da Medida Provisória 746, que não é preciso formação nem concurso púbico e carreiras para ser professor no Ensino Médio.
Para o Sind-UTE/MG, se estas e outras medidas se concretizarem, os/as educadores/as estarão diante da maior privatização da educação, colocando em risco, as políticas nacionais do Piso Salarial, de carreira e de concursos públicos em estados e municípios.
Diante deste contexto, é que a VIII Conferência Estadual de Educação, por intermédio do Sind-UTE/MG está pautando todas essas questões e organizando os/as trabalhadores/as em educação para, de forma coesa, propor estratégias de resistência à essas medidas.
Nesta VIII Conferência participam também estudantes e movimentos sociais, para juntos debatermos as resistências necessárias e reafirmarmos nosso compromisso com uma educação libertadora!
Participe! Seja bem-vinda! Seja bem-vindo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário