sábado, 26 de novembro de 2016

Dia de Paralisação Geral

Os trabalhadores e as trabalhadoras em educação de Minas Gerais participaram, neste dia 25 de novembro (sexta-feira), em Governador Valadares, do Dia de Paralisação Geral, convocado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e pelo Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG).

A manifestação aconteceu com concentração a partir das 14 h, na Praça dos Pioneiros, no Centro da Cidade, onde os manifestantes fizeram panfletagem e aula pública para debater sobre os impactos da PEC 241 [PEC 55, no Senado], a contrarreforma do ensino médio e os ataques que a educação está sofrendo, como a Reforma da Previdência, a Reforma Trabalhista, a entrega do Petróleo do Pré-sal à exploração por empresas estrangeiras.

As atividades contaram com a participação de Professores, Técnicos e Estudantes da UFJF-GV. Também participaram, alunos das Escolas ocupadas em Governador Valadares: EE D. Arabela de Almeida Costa (#OcupaArabela) e EE Professor Nelson de Sena (#OcupaNelsão).

Cerca de 80 Escolas da região informaram à Subsede, paralisação total ou parcial de suas atividades.

Porque se manifestar?

A classe trabalhadora está nas ruas em luta contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 55), antiga PEC 241, que retira recursos da saúde e da educação e congela por 20 anos investimentos nestes segmentos. Os manifestantes também dizem “Não” à Medida Provisória 746, que reformula o Ensino Médio e as Reformas Trabalhista e da Previdência.

A decisão dos/as educadores/as de participarem de mobilizações que visa contestar políticas que retirem direitos da classe trabalhadora convocadas pela CUT, CNTE e Frente Brasil Popular foi tirada durante assembleia estadual da categoria realizada em 25 de outubro último.

As atividades desta sexta-feira, convocadas pelo Sind-UTE/MG envolvem a sua base filiada (redes estaduais e municipais), Superintendências Regionais de Ensino (SRE"s) e Órgão Central da Secretaria de Estado da Educação (SEE).

Perigos da PEC

Por meio da PEC 55, que tramita Senado Federal, o governo ilegítimo de Michel Temer coloca em xeque a educação, ataca os direitos da classe trabalhadora através da proposta de Reforma da Previdência, que a qualquer momento será encaminhada ao Congresso Nacional.

Outra afronta aos docentes é a MP 746, por meio da qual, o governo Temer tenta impor a desprofissionalização, uma vez que não será mais preciso a formação para ser professor no Ensino Médio. 

“Se estas e outras medidas do governo ilegítimo se concretizarem, estaremos diante da maior privatização da educação, as políticas nacionais do Piso Salarial, de carreira e de concursos públicos estarão comprometidas em estados e municípios”, afirma a coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.

CONHEÇA OS IMPACTOS DA PEC 55:




















Nenhum comentário:

Postar um comentário