quinta-feira, 4 de agosto de 2016

VISITA DA SUBSEDE DO SIND-UTE/MG À AGÊNCIA REGIONAL DO IPSEMG


No dia 25 de julho, às 10 horas, os diretores: Rafael Toledo, Carmem Ferreira, Nilma Cardoso, Maria do Carmo Oliveira e Wellington  Santos, estiveram reunidos com a Coordenação Regional do IPSEMG, em Governador Valadares,  para tratar de respostas a demandas já enviadas e no aguardo de solução e também de novas solicitações com base em reclamações e pedidos enviados a Subsede, via e-mail e/ou pessoalmente, feitas aos diretores em visitações a escolas em diversas localidades.

Foram discutidos os seguintes temas:

1- Recusa de atendimento de urgência/emergência sob a alegação de sistema estar fora do ar ou por encerramento da cota mensal:

O IPSEMG informa que houve recentemente um aumento da cota de atendimento, bem como dos valores de repasse para credenciados. Quanto a cotas, o hospital pode realizar um atendimento extrateto para o qual não há índices quando se trata de atendimento de urgência/emergência. 

Caso o sistema não esteja no ar, a orientação foi que o servidor se dirija a sede do IPSEMG (R. Israel Pinheiro, 3549 – Centro) e peça uma 'prova de estar ativo' e com ela exigir o direito ao atendimento hospitalar.

Quanto a laboratório, é necessário procurar o IPSEMG que farão um apanhado das cotas disponíveis, para orientar onde a demanda ainda não foi ao limite das cotas estipuladas.
O Sind-UTE orienta aos servidores que no caso de horários ou dias de não funcionamento da agência que o servidor solicite a Policia Militar e realize um Boletim de Ocorrências, se o atendimento for negado.

2- Atendimento psiquiátrico pelo IPSEMG:

O Hospital Samaritano disponibiliza profissionais da área de psiquiatria pelo convênio: Dra. Daiane Moura e Dr. Renato Augusto.
O servidor conveniado deverá ligar para o número 21016100 e agendar seu horário de atendimento.

3- Dificuldades em marcações de consultas com médicos especialistas, clínicas e laboratórios credenciados suficientes para a demanda na sede e nos municípios e distritos que compõem a área de atendimento do Instituto:

O Coordenador do IPSEMG afirma que pessoalmente está se empenhando para ampliar a assistência à saúde dos conveniados e seus dependentes e solicitou o apoio/parceria do Sind-UTE em visitas a profissionais, clínicas e hospitais a fim de aumentar o número de credenciados na rede. O coordenador também mostrou a tela específica para credenciamento 2016 que está no site http://www.ipsemg.mg.gov.br onde constam diversos editais em aberto para credenciar profissionais e serviços, bastando os interessados abrir os links e preencher as inscrições.

O Sind-UTE, Subsede de Governador Valadares, colaborará com o Instituto, com o objetivo de aumentar clínicas e hospitais conveniados.

4- Sobre a não existência de maternidades credenciadas ao IPSEMG em Governador Valadares e região:

O Coordenador da IPSEMG afirmou que conhece a situação atual e está em contato com alguns hospitais da cidade para credenciar o serviço.

A direção do Sind-UTE entende que os conveniados de Governador Valadares e região necessitam fazer uma ampla mobilização para que esse direito seja reconhecido e restaurado com a maior urgência. A proposta é de realização de um abaixo-assinado nas Escolas da Região, exigindo celeridade do Instituto para o atendimento do Pleito.

5- Transporte de paciente internado:

O Coordenador do IPSEMG afirmou que é de inteira responsabilidade do hospital onde o paciente se encontra internado o seu transporte para tratamentos ou exames durante sua hospitalização. Não cabendo ao IPSEMG realizar esse transporte (de acordo com a Legislação Vigente).

7- Reembolso de despesas com saúde de conveniado ao IPSEMG, quando esgota cota de atendimento ou por outros motivos:

Cabe ao usuário munido de documentação comprobatória, montar um processo específico e, se comprovada a despesa indevida, o conveniado terá o reembolso, dentro da tabela do IPSEMG vigente no período.

8- Cobranças indevidas:

Havendo cobrança de serviços da coparticipação do IPSEMG, que o conveniado não reconhece, deve fazer uma denúncia com dados completos, por escrito, datados e assinados, constando comprovante da cobrança.

Após a apuração dos fatos, comprovando-se o erro e, dolo do prestador de serviços, o Instituto procederá ao desligamento dos conveniados e credenciamento de novos conveniados.

A direção da Subsede do Sind-UTE/MG de Governador Valadares, após o encontro, para melhorar a qualidade da divulgação dos convênios, bem como a natureza dos serviços prestados pelos agentes de saúde associados ao IPSEMG, encaminhou ofícios à Coordenação Regional do IPSEMG, ao Hospital Bom Samaritano e ao Hospital Nossa Senhora das Graças e, fará divulgação do conteúdo das respostas.

Coordenação Regional do IPSEMG:
Hospital Bom Samaritano:

Hospital Nossa Senhora das Graças:


Nenhum comentário:

Postar um comentário