terça-feira, 25 de março de 2014

Balanço da greve nacional na subsede de Governador Valadares.



Dia 17 de março de 2014
Sete escolas paralisaram totalmente as atividades e outras 28 aderiram parcialmente. Na região, cerca de 30 mil alunos ficaram sem aulas nos 45 municípios que integram a subsede de Governador Valadares. Representantes do Sind-UTE/MG e do Sindicato dos Servidores Municipais de Governador Valadares.
Foi feito visitas às escolas solicitadas para mobilizarem para a greve, algumas escolas iniciando a greve no dia 18 de março devido as mobilizações.
Reunião com os educadores na União Operária e depois ocupação da Câmara Municipal de Governador Valadares.


18 de março de 2014

Sind-UTE denuncia os problemas enfrentados nas escolas estaduais de Governador Valadares ao Ministério Público da Vara da Infância e Juventude.


Veja os detalhes neste link.





19 de março de 2014
Trabalhadores em educação de Minas Gerais realizaram grande mobilização na ALMG
Trabalhadores em educação de Minas Gerais realizaram grande mobilização na ALMG


Autoritarismo e intransigência do presidente da Comissão de Educação da ALMG invibilizou a realização da Audiência Pública

A “Casa do Povo” deu mais uma vez exemplo de que, quando o povo se apodera dela, não é bem recebido. Foi essa a cena protagonizada nessa quarta-feira, (19/04), durante audiência pública que seria na Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a requerimento dos deputados Rogério Correia e Maria Tereza Lara (PT).
A audiência estava programada para as 16 horas, no Plenarinho IV, mas foi suspensa por quase uma hora devido às discussões sobre a mudança de local. O espaço destinado aos educadores foi pequeno demais, já que centenas de pessoas, vindas em caravanas, de várias cidades do interior do Estado, lotaram o espaço reservado ao público no Plenarinho IV e também no Salão de Chá.
Os trabalhadores em educação queriam participar das discussões, conforme é a prerrogativa de uma audiência pública. Mas, o espaço não cabia todo mundo e, em face disso, todos pediam a transferência da reunião para o plenário da ALMG, um local bem mais amplo e apropriado ao debate. Vale ressaltar que tanto o plenário quanto o auditório estavam vazios e também que o Plenarinho IV onde a audiência acontecia era blindado com vidros para separar o público dos parlamentares. O ambiente, portanto, não tinha condições técnicas e de infraestrutura capazes de proporcionar aos educadores  acústica ideal dos trabalhos conduzidos pela presidência da Comissão e os participantes do encontro.

O presidente da Comissão, deputado Duarte Bechir (PSD), não aceitou os argumentos dos colegas, muito menos quis ouvir a voz dos manifestantes. Negou-se a fazer a transferência do espaço. Os deputados Rogério Correia, Elismar Prado (PT) e Liza Prado (PROS) defenderam a mudança para o Plenário, mas não foram ouvidos. A audiência foi encerrada por Bechir sem que as reivindicações de diretores e educadores da rede estadual de ensino fossem discutidas.

Participamos também na ALMG do lançamento do Caderno Pedagógico 2.

Também ouve caravana da região para Brasília.
atobsb 39

Visita feita pelo diretor Antônio Carlos à escola de Nova Belém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário