quinta-feira, 17 de outubro de 2013

ASSEMBLEIA ESTADUAL DOS TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO

Atividade foi conjunta com os trabalhadores da Saúde

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) promoveu nesta quarta-feira (16.10), um Dia de Mobilização, a partir das 14h, no pátio da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O ato foi em  conjunto com o Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde), que também reivindica melhorias para o setor.

Os trabalhadores em educação mantêm desde 30 de agosto um Acampamento, que será transferido hoje, da entrada principal do Palácio das Mangabeiras, residência oficial do governador, para o pátio da ALMG. O objetivo é o acompanhar sistematicamente o cotidiano dos parlamentares, bem como a tramitação do projeto de lei do Executivo, que prevê reajuste dos salários dos servidores. “A iniciativa visa pressionar os deputados para que votem a favor do funcionalismo e rejeitem a proposta do governo da forma como foi anunciada”, afirma à coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Beatriz Cerqueira.
A coordenadora-geral do Sind-UTE/MG explica que é necessário a sociedade conhecer a verdade do Estado, por isso a categoria busca dialogar com a população mineira. “Nosso objetivo é chamar a atenção da sociedade para a realidade da categoria e divulgarmos nossas reivindicações que constam da Campanha Salarial Educacional 2013.” As principais questões são o pagamento do Piso Salarial e o descongelamento da carreira.
Ainda segundo Beatriz Cerqueira, a categoria critica o reajuste de 5% para os educadores, anunciado recentemente pelo governo. “Este percentual não repõe sequer a inflação do período. Não queremos migalhas. Queremos Piso e Carreira.”

Os educadores denunciam também o não cumprimento da Constituição Federal de 88, que determina investimento de 25% dos impostos para a educação. De acordo com levantamento feito pelo Sind-UTE/MG, com base nos dados do Tribunal de Contas, nos últimos 10 anos, o governo deixou de investir R$8 bilhões no setor.
Os educadores ficarão acampados na ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE MINAS GERAL para cobrar postura dos deputados para abrir diálogo com o governo do Estado, pois estes também são responsáveis pela a administração pública.









 





Nenhum comentário:

Postar um comentário