segunda-feira, 3 de outubro de 2011

COMISSÃO DA GREVE DOS PROFESSORES TEM 1ª REUNIÃO COM GOVERNO


03 de Outubro de 2011

COMISSÃO DA GREVE DOS PROFESSORES TEM 1ª REUNIÃO COM GOVERNO

Deputados da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, secretários de Estado e dirigentes do Sind-Ute participaram, na tarde desta segunda-feira (3/10/11), da primeira reunião da comissão criada após a suspensão da greve dos professores estaduais. Realizada na Cidade Administrativa do Governo de Minas, a reunião foi fechada e recebeu avaliação positiva dos participantes que, ao final, concederam entrevista à imprensa presente no local.
Para a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazolla, “a reunião, embora não tenha sido de soluções, foi respeitosa e cordial“. Ela disse que já foi combinado um pré-cronograma de reuniões, a serem realizadas toda semana, com temas definidos. A expectativa dela é de serão necessárias, no mínimo, três para se chegar a um bom termo quanto as reivindicações da categoria.
Uma das propostas trazidas pelo sindicato, segundo Ana Gazolla, foi quanto à reversão das punições impostas aos grevistas pelo governo. Ela destacou, entre as punições que o Sindicato quer reverter, a exoneração de diretores e vice-diretores que aderiram à greve e ainda o pagamento imediato dos dias parados. A secretária disse que já nesta quinta-feira (6), o Governo do Estado se pronunciará por escrito sobre esses assuntos. E adiantou que, com base nessa resposta, o Comando de Greve do sindicato se reunirá no sábado (8) para avaliar a proposta. Nova reunião da comissão reunindo deputados, secretários e professores foi marcada para a próxima segunda-feira (10), de 15 às 17 horas.
O deputado Antônio Júlio, que coordena a comissão, afirmou ter saído otimista do encontro, pois “tudo que foi combinado ao final da greve está sendo honrado”. Ele acredita que, em até no máximo, uns dez dias, haverá uma solução para as questões disciplinares, reivindicada pelo Sind-Ute. “Antes de passar para a discussão do piso nacional, queremos que o problema disciplinar esteja sanado”, defendeu.
Representando a base do Governo na ALMG, o deputado Cássio Soares (PRTB) também considerou bastante proveitosa a reunião. “Houve flexibilidade por parte de todos os lados presentes”, afirmou ele, para quem os participantes estão trabalhando no sentido da convergência.
Já a coordenadora-geral do sindicato, Beatriz Cerqueira, espera que as pendências quanto a punições de grevistas sejam resolvidas de imediato para que se passe para a negociação do assunto mais importante a ser tratado na comissão – a adoção do piso nacional da categoria. Para ela, se a greve não foi considerada ilegal, o governo não pode punir os que aderiram. Sobre o piso, na opinião dela, os números mostram que o Governo do Estado tem condições de pagá-lo, incorporando-o à carreira de todos os profissionais da educação. “Há uma complementação de recursos por parte do Governo Federal, e também os recursos do Fundeb”, reafirmou.
Também estiveram presentes à reunião os secretários de Estado de Governo, Danilo de Castro, e de Planejamento e Gestão, Renata Vilhena. Pela ALMG, participaram ainda os deputados Rogério Correia (PT), João Leite (PSDB), Pompílio Canavez (PT), Ivair Nogueira (PMDB), Sebastião Costa (PPS) e Duarte Bechir (PMN). Também estiveram presentes as diretoras do Sind-Ute, Feliciana Alves, Lecioni Pereira e Marilda Araújo.
Fonte: http://www.almg.gov.br/acompanhe/noticias/arquivos/2011/10/03_comissao_greve_professores.html#.TopfV64e_5s.twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário